quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Curta "Amor só de Mãe"

Assista aqui:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=amor_so_de_mae

Gênero: FicçãoConteúdo Adulto 
Subgênero: Terror 
Diretor: Dennison Ramalho 
Elenco: Débora MunizEveraldo PontesJosé Salles,Rynaldo PapoyVera Barreto Leite 
Duração: 20 min     Ano: 2002     Bitola: 35mm 
País: Brasil     Local de Produção: SP 
Cor: Colorido 
Sinopse: Numa aldeia de pescadores, acontecimentos macabros se desenrolam numa noite de satanismo, morte e orações à Nossa Senhora da Cabeça. 

Primeiro uma discordância ou dúvida quanto à sinopse do site. Essa 'Nossa Senhora da Cabeça' eu não soube distinguir ali no filme, não vi alusão a ela; mas é o de menos. Quanto ao curta, é uma das melhores produções nacionais que eu já vi em terror - melhor até do que o famigerado Zé do Caixão, na minha opinião. 

Entretanto, explora ainda um certo conteúdo de velhas crendices cristãs, um medo do sexo em seu caráter mais 'animal', a serpente, o tema da mulher bruxa, etc. Inclusive este último tema é observado pelo infame Ezio Bazzo, autor de Brasília, no livro "Prostitutas, bruxas e donas de casa - Notícias do Éden e do calvário feminino". Em breve farei uma resenha sobre.

O caráter explorado mais profundo é o macabro, a face obscura do comportamento humano, é algo antes dos mitos, das crenças - estes o procedem. Nesse ambiente do macabro, as relações sociais são dissipadas, qualquer moral parece inútil, e a consumação do ato se instaura em uma realidade onírica, desconexa. O ato de matricídio, arrancar-lhe o coração e a assombração e o tormento no curta é algo que me lembrou Allan Poe - principalmente em seu conto "The Tell-Tale's Heart", inclusive achei uma produção dele: http://www.youtube.com/watch?v=envukur1q3I

Outro ponto bem evidenciado foi as feições dos personagens, macilentas, cadavéricas, lívidas, muito bem, muito bem. Confiram.

Nenhum comentário: