segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Curta A Ditadura da Especulação (ou Dos Colonos)

Brasileia mais emputecida do que nunca:


Reproduzo o texto colocado na descrição do vídeo:

"A causa relatada no curta comoveu a platéia que ao fim da exibição, pela primeira vez desde o início da mostra competitiva do Festival de Brasília 2012, aplaudiu um filme em pé.
A Ditadura da Especulação é dirigida por Zé Furtado que "é um voluntário do Centro de Mídia Independente, uma locutora de radio livre, uma trabalhadora que paga 4 ônibus lotados por dia na Samambaia, um cineasta sem cinema onde passar seu filme, é uma sem terra em Planaltina, um desempregado na Estrutural, Catraqueiro no Paranoá, Honestino na UnB, uma Feminista nas ruas da cidade. Zé Furtada é o zapatista sub-comandante Marcos, suas representações e maiorias sociais. Maiorias, sim! Minoria é o 1% dono dos meios de produção e do poder institucional. Somos mais!"."

Ora, vejam só, para quê o espanto (se há)? Quem não se lembra da remota votação do PDOT, no famigerado governo Arruda? Nós brasileiros temos uma memória indelével, então vamos excluir o espanto. (Aliás, já havia me referido a isso em http://brasileiaemputecida.blogspot.com.br/2012/08/brasileiros-com-orgulho.html)
Segue:


DECRETO Nº 30.301, DE 25 DE ABRIL DE 2009.

Dispõe sobre as publicações dos perímetros das macrozonas que especifica e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o art.
100, VII, X, XXI, XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, combinado com o art. 3º, III e
Parágrafo único da Lei n º 2.299, de 21 de janeiro de 1999, e considerando a Lei Complementar
803/2009, DECRETA:

BLÁ, BLÁ, BLÁ...

Quem acompanhou o que o monstro midiático vomitava durante o período até então, viu que a luta entre os posseiros ("os donos do Brasil") e a "própria terra" foi cáustica. E, como muito bem mostra o curta, as forças do Poder - ouvi alguém gritando algo do tipo "aqui está a Constituição" para os gambés - estão servindo ao Povo, "direitinho" ou segundo o "Direito". 

Por outro lado, nós brasileiros estudamos bastante a Constituição de nosso país ainda na educação fundamental, para que quando algo do tipo aconteça, sabermos dizer que, segundo o início do artigo 5º: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza[...] Blá, Blá, Blá".

Nós brasileiros somos também muito inteligentes para não ver que o joguete de terras, que beira o descobrimento desta terra maravilhosa (por sinal cheia de 'bons selvagens', ou até hoje, não?), só continua a empapuçar os colonos... 

Vai dizer que quem for morar no Noroeste não é colono? 

Nenhum comentário: